sexta-feira, 13 de março de 2009

Tamar, Uma princesa violentada


Muitas mulheres, ainda que não pertençam à realeza, podem identificar-se com Tamar. O que possuem em comum é o fato de terem passado pela terrível experiência de terem sido estupradas por alguém que acreditavam ser de confiança, como um membro da família, um amigo ou um conhecido. '
Tamar não devia ter muitos motivos para se preocupar com sua segurança pessoal. Ela era filha do rei Davi' com a princesa Maaca (veja 2 Sm 3.3) e a bela irmã de Absalão. Usava as vestes de cores vivas de uma princesa e, sem duvida, tinha uma vida reclusa e cheia de mimos. '
Seu meio-irmão, Amnom, dominado pela beleza de Tamar e por sua própria lascívia, elaborou um modo infalível de passar algum tempo sozinho com ela, tendo, para isso, contado com a ajuda de seu amigo e primo ardiloso. Fingindo estar doente, pediu ao pai, a rei Davi, que Tamar fosse preparar uma refeição para ele e que a alimentasse enquanto ele estivesse enfermo.
Não tendo motivo algum para suspeitar de seu meio-irmão nem para temê-lo, Tamar concordou e foi à casa de Amnom preparar alguns bolos, uma espécie de pães, para ele. Quando ela as ofereceu a Amnom, porém, ele se recusou a comê-los. Mandando todos os servos embora, ele pediu que Tamar trouxesse pessoalmente a comida e que a alimentasse no quarto.
Ali, para horror e desespero da moça, ele a estuprou. Ela protestou, ela resistiu, implorou para que não a desgraçasse com tal ato vergonhoso. Tentou persuadi-lo, chegando a sugerir que, se ele pedisse ao rei, teria permissão para se casar com ela (Abraão havia se casado com sua meia-irmã Sara; veja Gn 20.12), mas Tamar não pode escapar da violência de Amnom.
Uma vez satisfeita sua lascívia, os sentimentos de Amnom mudaram de "amor" para ódio e 'aversão totais. Para piorar ainda mais seu ato pecaminoso, ele mandou seus servos expulsarem Tamar como se ela fosse um pedaço de lixo descartado após o uso.
A tristeza de Tamar foi tanta, que ela rasgou suas lindas vestes e colocou cinzas sobre sua cabeça em profunda pesar e humilhação. Sabendo dos danos emocionais causados pelo estupro e da conseqüente necessidade de firme apoio para suas vítimas, podemos imaginar como ela deve ter se senti do. Seu próprio irmão, Absalão, minimizou insensivelmente sua experiência: "Cala-te ... não se angustie o teu coração por isso " (28m 13.20). Até mesmo a rei Davi, seu próprio pai, apesar de ter se irado, não fez nada. Mesmo que, mais tarde, Absalão tivesse arranjado para que Amnom fosse morto como vingança (28m 13.32), Tamar sofreu um trauma emocional para o resto da vida. Apesar de ser princesa, sua condição real não podia protegê-la de um ato de violência sexual nem dar a ela o apoio emocional de que precisava para começar o processo de cura. Inúmeras mulheres como Tamar conhecem o medo, a dor e a vergonha de serem estupradas por alguém em quem confiavam; e, semelhantemente a ela, essas mulheres precisam de amor, de compreensão e de compaixão, que podem ser encontrados, antes de mais nada, no Senhor, a "Deus de toda consolação" (2Co 1.3;veja também 2Co 5.17; Hb 4.16).


(Bíblia da Mulher)

Um comentário:

  1. muiitolegal o jeeito q vooc colocaram essa historia ficool bem interessante ...

    ResponderExcluir