sexta-feira, 13 de março de 2009

ESTUPRO EM ENCONTROS

Um programa trágico
A dor de ser estuprada durante um encontro com alguém conhecido evoca emoções fortes, como choque, negação, vergonha, raiva e depressão. A mulher pode se perguntar como permitiu que tal situação ocorresse, por que não soube julgar melhor o caráter do homem ou o que ela fez que o tivesse levado a estuprá-la. Como resultado desse abuso, ela pode sentir-se suja e pecadora. Também pode experimentar hostilidade e ódio, desejando que o indivíduo sofra como ele a fez sofrer.
A vítima de estupro num encontro precisa do consolo dos crentes (2 Co 1.3-4) durante o período inicial de choque, à medida que começa a aceitar o que lhe aconteceu. A vítima não deve ser responsabilizada pelo comportamento do estuprador.
O processo de cura emocional inclui:
1) Pedir a Deus que a limpe da culpa que sente, mesmo sendo inocente (SI 51.10-13).
2) Perdoar o estupra dor por seus atos para não alimentar o ódio, que pode levar à amargura e a outros comportamentos destrutivos (GI5.19-21; 1 Tg 5.15; Hb 12.15).
3) Renovar seu compromisso com o Senhor, sabendo que ele não deseja o mal para ela e que, quando ele permite uma tragédia, está trabalhando ininterruptamente para lhe levar restauração e crescimento (Rm 8.28).
4) Levar a vida adiante, com a determinação de crescer por meio dessa experiên­cia, permitindo que Deus a conduza à medida em que desenvolve relacionamen­tos com outros crentes.
Veja também Gn 34.1-4; Êx 22.16-17; Mt 5.27-30; 15.19; 1Ts 4.3-8;

Um comentário:

  1. Verdade uma palavra bem explicada ! Graças a Deus po isso!!!

    ResponderExcluir