quinta-feira, 7 de maio de 2009

Idéia de Dinâmica Para o Chá da Amizade


“Fardo Pesado”

Objetivo: Permitir a reflexão em relação às dificuldades do quotidiano, a mudança de atitude pode ser uma excelente opção.
Material Necessário: Uma jaca grande (madura).

Metodologia:
Deverá haver dois grupos em fila, um em frente do outro. Em cada grupo, a primeira pessoa se ajoelha; a segunda, fica em pé; a terceira, se abaixa; a quarta, fica sentada; a quinta, fica em pé, depois se repete tudo novamente até o último. Ao sinal do líder, a jaca é passada rapidamente de uma pessoa para outra até a extremidade da fila. Deve-se aumentar a velocidade gradativamente. Se esta cair, todos param e comem a fruta. A competição continua até que cada grupo dará palpites sobre o número de caroços que a jaca contém. O grupo que mais se aproximar ganhará um prêmio.

Aplicação prática: O peso que muitas pessoas carregam, às vezes é sem necessidade, basta deixá-lo aos pés da cruz e prosseguir com alegria, cheio das bênçãos de Deus.

Observação: Se houver dificuldade para encontrar a jaca, substitua por outra fruta – melancia, melão ou cacho de bananas. Neste caso os palpites poderão ser em relação ao número de bananas ou sementinhas das frutas.

Para pensar: “Vinde a mim, todos que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossa alma. Porque meu jugo é suave e meu fardo é leve” (Mt 11:28,29).
Nota: Esta dinâmica foi extraída do Livro Dinâmicas Criativas Para o Ensino Bíblico de Débora Ferreira da Costa – Editora CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário