quinta-feira, 7 de maio de 2009

As Chaves do Lar Cristão

Objetivo: Levar as famílias da igreja a orarem umas pelas outras, bem como trabalhar os relacionamentos.

Metodologia:
a) Construir (fazer) réplicas grandes da “Casa da Família Feliz” (modelo anexo), na mesma quantidade das famílias da igreja. Estas casas ficarão expostas durante todo o mês de maio na igreja, como uma decoração. Nelas estarão escritas as seguintes frases: Culto da Família Feliz/Família Fulano.
b) Cada família, no primeiro domingo do mês, levará para sua casa, uma réplica pequena da casa da “Família Feliz” onde estará escrito a frase: As Chaves do Lar Cristão (modelo anexo), e a primeira chave referente aos estudos que serão dados a cada semana (será entregue uma chave por semana). Estas chaves deverão ser dependuradas nesta casinha toda semana, até terminar o mês.
c) No primeiro domingo ainda, será feito um sorteio de oração, onde serão confeccionadas chaves extras (modelo anexo), uma chave para cada família. Em cada chave constará as seguintes frases: Chave da casa da família Fulano (frente) e Família responsável pela oração: Família beltrano (verso).
d) A oração pelas famílias será feita em secreto durante todo o mês e só será revelada no último domingo, onde será realizado o culto que receberá o nome Culto da “Família Feliz”. Neste culto todas as famílias levarão para a igreja suas casinhas completas, ou seja, com todas as chaves recebidas nos estudos semanais e a chave de oração que receberam no sorteio.
e) Fica a critério do dirigente do trabalho, com a supervisão e orientação do pastor, toda a liturgia do trabalho, bem como as dinâmicas voltadas para a família, o lanche, presentes e etc.

Observação:
Esta sugestão de trabalho, embora seja para o mês de maio, que é o mês da família, pode ser realizada a qualquer mês, dependendo do calendário de cada igreja.

"Dar-te-ei as cha­ves do reino dos céus" (Mt 16.19a).



A chave e um é elemento muito importante numa casa.
Jesus usou a figura das chaves para ilustrar a entrada no reino dos céus.
Quando saímos, temos a preocupação de fechar todas as portas com chave e assim proteger nossa casa de possíveis visitantes indesejáveis. As chaves não podem ficar enferrujadas nem de­formadas, mas devem ser conservadas para evitar, surpresas de não funcionarem na hora precisa.
Também o nosso lar precisa ser resguardado de inimigos com chaves fortes e resistentes.
A Bíblia nos apresenta muitas famílias que podem ser exemplos de lares cristãos cujos membros seguiram a orientação de Deus, observando a lição de cada chave que protegia sua família.
Vejamos algumas destas chaves:

A chave do amor

"Amados, amemo-nos uns aos outros porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus" (1 Jo 4.7).
''Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade" (1Jo 3.18).
Se o amor é indispensável para unir um povo, quanta mais para a união da família.
Ele é o fundamento do lar.
É por amor que duas criatu­ras se unem no nobre propósito de constituírem uma família.

A Chave da Devoção
“De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus” (Rm 14.12),
“Porque cada qual levará a sua própria carga” (Gl 6.5).
Numa família crista é necessário que cada membro tenha a sua devoção pessoal.
A conversão é individual, a responsabilidade das nossas ações diante de Deus é individual, o testemunho diante do mundo é individual.

A Chave do Perdão
"Então Pedro, aproximando-­se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?”
“Jesus lhe disse: Não te digo que até sete, mas, até setenta vezes sete” (Mt. 18.21-22)
O perdão é característica do cristianismo.
Cristo perdoou seus algozes exclamando na cruz: ''Pai, perdoa­-lhes porque não sabem o que fazem"(Lc 23.34).
A chave do perdão é indispensável na família cristã. Com ela abre-se a porta da comunicação, da compreensão, da amizade, da paz.
A incapacidade de perdoar tem destruído muitas famílias.

A Chave da Fidelidade
A fidelidade é uma chave que abre muitas portas na família – a porta da confiança, a da honestidade, a do respeito.
Aliás, a fidelidade no lar é uma conseqüência da fidelidade a Deus.
Deus é fiel e espera que seus servos o sejam também.
“Além disso, requer-se nos despenseiros que cada um se ache fiel” (1 Co 4.2).
“Se formos infiéis, ele permanece fiel, não pode negar-se a si mesmo” (2 Tm 2.13).
A Bíblia nos fala de uma promessa para os que permanecem fiéis.
“Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida” (Ap. 2.10).
A Chave da Participação
A participação dos membros da família nas atividades da igreja é a chave que abre a porta de oportunidades de servir a Deus.
É um privilégio sermos participantes da obra de Cristo aqui na terra.
O Senhor nos dá talentos, aptidões, dons espirituais, para serem usados na sua Causa.
Quando nos integramos aos trabalhos da igreja local, temos oportunidade de usá-los.
Quantas bênçãos recebemos através do serviço cristão.
As famílias integradas nas atividades da igreja têm mais chances de sobreviver no meio dessa geração “corrompida e perversa”, onde devemos “resplandecer como astros”.
O serviço cristão é uma bênção na vida do crente e, em especial, na vida da família.

Conclusão
Observemos a lição das chaves e descubramos outras que abrirão muitas portas no nosso relacionamento familiar.






Prelúdio do Culto
Hino: 25, 58
Leitura bíblica: Salmo 27
Oração: Suplicando a Deus pelas famílias da igrejas
Estudo: As Chaves do lar Cristão.

Plano de Estudo
O objetivo desse estudo é conhecer exemplos bíblicos de lares cristãos cujos membros seguiram a orientação de Deus. Sentir-se motivada a observar no viver diário em família os exemplos mencionados.

Coordenadora de Programa
Antes da reunião: Reunir a comissão para o planejamento do estudo. Convidar cinco irmãs para falar de cada chave. Confeccionar uma casinha que sirva de porta chaves. Pode ser de madeira, ou outro material que achar próprio. Na casinha colocar cinco ganchos para que as chaves sejam penduradas.
Se possível confeccionar uma casinha para distribuir com todas as famílias do estudo.
Durante a reunião: A dirigente faz a introdução do estudo, logo após cada irmã fala de uma das chaves. Conforme forem falando, deverão colocar a chave no gancho. Ao término da quinta chave, a dirigente faz a conclusão e, se possível, distribui as casinhas com tópicos dos estudo.

Corinhos

1. A alegria está no coração
A alegria está no coração de quem já conhece a JesusA verdadeira paz só tem aquele que já conhece a JesusO sentimento mais precioso que vem do nosso SenhorÉ o amor que só tem quem já conhece a JesusAleluia, aleluia, aleluia, aleluiaO sentimento mais precioso que vem do nosso SenhorÉ o amor que só tem quem já conhece a JesusPosso Pisar numa tropa e saltar as muralhas , Aleluia, Aleluia (2X)Cristo é a Rocha da minha salvação com ele não há mais condenaçãoPosso pisar numa Tropa e saltar as muralhas , Aleluia, aleluia...Aleluia, aleluia, aleluia, aleluiaO sentimento mais precioso que vem do nosso SenhorÉ o amor que só tem quem já conhece a Jesus, Aleluia Amém
2. Corpo e Família Recebi um novo coração do PaiCoração regenerado, coração transformado,Coração que é inspirado por Jesus.Como fruto deste novo coraçãoEu declaro a paz de Cristo, te abençôo meu irmão,Preciosa é a nossa comunhão.Somos corpo e assim bem ajustados,Totalmente ligados, unidos, vivendo em amorUma família sem qualquer falsidadeVivendo a verdade, expressando a glória do Senhor.Uma família vivendo o compromissoDo grande amor de Cristo,Eu preciso de ti querido irmão.Precioso és para mim querido irmão,Eu preciso de ti querido irmão;Precioso és para mim querido irmão.
Nota: A idéia do estudo “As Chaves do Lar Cristão” foi extraída da revista Visão Missionária da UFMBB, Ed. 2º trimestre de 1997 e implementada com dinâmica da Miss. Isabel Cristina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário